CAPACITAÇÃO DE GESTORES E CONSELHEIROS

 

Publicado em: 22/03/2023 16:20 | Fonte/Agência: Direx

Whatsapp

 

Os membros dos conselhos (administrativo/fiscal) e do comitê de investimentos do Japurá Prev participaram, de 8 a 10 de março de 2023  de um curso sobre a nova certificação para os integrantes dos órgãos colegiados e dirigentes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O treinamento aconteceu na  Câmara Municipal de Japurá. 

A capacitação foi idealizada em parceria com a R3 Investimentos e ministrada pelo professor Leandro Strasser. No primeiro dia, foram abordados temas introdutórios a respeito do processo de inscrição e dos requisitos para a prova da nova certificação. Além disso, os conselheiros também foram alertados sobre os cuidados necessários para a conquista da aprovação.

Com essa ação de difusão do conhecimento previdenciário para os representantes das categorias de servidores municipais, o Japurá Prev busca se adequar às exigências da nova portaria da Secretaria da Previdência Nº 1.467, de 2 de junho de 2022. “Através desse tipo de capacitação é que podemos entender e debater os rumos que a nossa previdência deve tomar em termos de horizontes a médio e a longo prazo”, ressaltou o diretor-presidente do Japurá Prev, Mário Francisco Quirino.

“Não é mais permitida a nomeação de nenhum gestor de recursos sem ter essa nova certificação. No caso dos conselheiros e dos dirigentes do RPPS, os que entraram a partir do dia 1º de abril de 2022, têm um ano para obterem a certificação. Para os que já ocupavam o cargo de conselheiro antes, ainda está valendo a certificação obtida por eles anteriormente”, explicou Mário. Expressou que o Japurá Prev busca a certificaçao no nível I, que não exige a maior parte dos seus conselheiros certificada, porém, regulamento local aprovado pelo CAD exige que todos sejam certificado.

No encerramento do  treinamento, a Prefeita Adriana e o Vice Rafael, se fizeram presentes e na oportunidade falaram sobre a importância de uma previdência forte, com pessoas informadas, que pode contribuir para o atingimento do objetivo de conquistar equilíbrio financeiro e diminuir o peso do déficit atuarial.