JAPURÁ PREV EM BUSCA DA CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

 

Publicado em: 28/11/2023 14:23 | Fonte/Agência: Direx

Whatsapp

 

      Em 10 de outubro de 2022 o Japurá Prev aderiu ao PRÓ GESTÃO,  Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, instituído pela Portaria MPS Portaria MPS nº 185/2015.

      O Japurá Prev possui apenas um servidor cedido pela Prefeitura, dedicado em tempo integral ao RPPS ocupante do cargo de DIRETOR FINANCEIRO, senhor Renato Bieli e outros dois, DIRETOR PRESIDENTE, Mário Francisco Quirino e DIRETOR DE PREVIDÊNCIA E ATUÁRIA, senhor Jorge Lima, que exercem a função em período parcial, o que demandou a contratação de empresa de assessoria para vencer as etapas necessárias à consecução da certificação.

                Expressou o Diretor Presidente Mário Francisco Quirino, que a Certificação Institucional trata-se de um status onde o RPPS passa a ser visto com outros olhos pelos órgaos fiscalizadores, bem como, situa-se na condição de Investidor Qualificado, passando a ter acesso a produtos de investimentos até então indisponíveis para a categoria em que o JAPURÁ PREV se encontra.

    Para a Diretoria Executiva, esse foi apenas o primeiro passo. A busca da Certificação Nível I foi importante, pois ajudou a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. Todos os envolvidos com o RPPS passaram a ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos, mas já vislumbram a obtenção de um nível maior de certificação, o que dependerá da continuidade das atividades incorporadas após o início da adesão ao programa e comprometimento de todos os envolvidos na evolução e mapeamento de novas atividades.

      Após um ano de muito trabalho que resultou numa extraodinária mudança de postura de todos os órgãos colegiados do JAPURÁ PREV, nos dias 27 e 28 de novembro de 2023 a entidade foi auditada.

      Relataram os Diretores da Entidade, que foi um ano trabalhoso e dois dias intensos durante a auditoria para ajustes necessários na consecuçao da Certificação Nível I, e graças ao esforço da equipe da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo, Comitê de Investimentos e apoio do Executivo Municipal, a entidade recebeu parecer favorável  da auditoria à certificação.

 


Imagens