PROVA DE VIDA PELO CELULAR.

 

Publicado em: 23/03/2023 08:39 | Fonte/Agência: Direx e https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais

Whatsapp

 

Realizar a "prova de vida" anualmente no mês de aniversário é obrigação de todo aposentado e pensionista.

O Japurá Prev está disponibilizando um caminho no aplicativo GOVBR para que o aposentado e pensionista possa cumprir, do conforto de seu lar, essa obrigatoriedade, que não fazendo, pode resultar em bloqueio do benefício.

O aposentado e pensionista precisa ter seu próprio aparelho celular smartphone. 

Meu Gov.br é o app oficial do Governo Federal para Android e iPhone (iOS). A ferramenta permite fazer a biometria para realizar a validação facial e prova de vida digital pelo aplicativo.

O usuário realiza movimentos com a cabeça, pisca os olhos e sorri para a câmera, assim, o app faz o reconhecimento facial. As imagens são comparadas com as fotos do título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para confirmar a sua identidade, por isso o recurso está disponível apenas para cidadãos que possuam esses documentos. Após confirmar os seus dados, o app dá acesso a documentos como CPF e CNH digital.

O Diretor Presidente do Japurá Prev, Mário Francisco Quirino, expressa, apesar da instituição ser RPPS de pequeno porte, está buscando implantar serviços aos seus aposentados e pensionistas que a configurem em um nível superior.

A seguir, confira como acessar a sua conta e usar o Meu Gov.br app para fazer a prova de vida através do reconhecimento facial e ter acesso aos seus documentos pessoais pelo celular. O procedimento permite realizar a prova de vida pelo aplicativo. O tutorial foi realizado em um Moto G7 Play com Android 10, mas as dicas também valem para usuários do sistema da Apple.

app-meu-gov.br.png (984×554)

Passo 1. Baixe e instale o app Meu Gov.br. Ao abri-lo pela primeira vez, serão exibidas algumas instruções sobre como usar a ferramenta. Deslize as telas para esquerda algumas vezes e toque em "Começar";

Configuração inicial do Meu Gov.br, aplicativo também faz prova de vida do INSS — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Agora, toque em "Entrar com gov.br" e digite o seu CPF e senha para fazer login na sua conta. Caso não seja cadastrado, toque em "Crie sua conta" para se inscrever e escolha uma das opções de cadastro;

Passo 3. Na tela seguinte, serão exibidas dicas para realizar a validação facial. Toque em "Entendi" e role as telas para a esquerda. Ao final, pressione "Começar" e, caso necessário, autorize o acesso do app à câmera do seu celular;

Passo 4. Para realizar a validação facial, centralize o seu rosto no círculo e faça os movimentos solicitados, como virar o rosto para os lados, piscar e sorrir. Ao final do processo, toque sobre o botão da câmera para tirar uma foto e pressione "OK";

Passo 5. Após verificar a sua identidade, o app Meu Gov.br dá acesso a documentos como CPF e CNH. Toque em "Documentos" ou abra a segunda aba do aplicativo para ver os seus documentos. Para visualizar mais informações, pressione-os;

Passo 6. Nas abas seguintes, você pode ver as autorizações concedidas aos seus dados e o menu do aplicativo para rever as instruções de uso do Meu Gov.br, ler a política de privacidade e sair da sua conta. Toque sobre o ícone do sino, no canto superior direito, para acessar as notificações.

Pronto! Aproveite as dicas de como usar o app Meu Gov.br para fazer a prova de vida através do reconhecimento facial e ter acesso aos seus documentos pelo celular.

Estará disponível até 31 de maio o caminho para prova de vida de aposentados e pensionistas que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e maio.